O que vem por aí

Internet agora ameaça também a TV

A consultoria Idate divulgou um estudo em Paris, apontando que a TV será a próxima mídia a ter seu modelo de negócios modificado pela web. Mídia impressa, indústria fonográfica e cinema já passaram por essa transformação. O jornal O Estado de S.Paulo informou que o estudo mostrou que, em três anos, 40% dos lares europeus poderão conectar a TV diretamente à internet. Isso vai diminuir a dependência do telespectador das TVs aberta e fechada.

A mudança no modelo de negócios vai acontecer com a chegada de TVs equipadas com plugs para conexão Ethernet, que permite a ligação ao modem residencial. Com isso, a televisão será um aparelho online, sem a intervenção de computadores e os vídeos dos computadores passarão para as telas da TV.

Para Gilles Fontaine, diretor-geral adjunto do Idate, a melhora vai ajudar os consumidores. "Este televisor vai facilitar a vida dos consumidores que querem ver as imagens da internet na televisão", afirmou. Dessa forma, companhias de alta tecnologia vão fornecer programação ao consumidor sem depender das emissoras de TV. Segundo o executivo, a transformação já começou nos Estados Unidos onde o site Hulu oferece online, no dia seguinte, a programação de empresas de mídia como NBC, Universal, News Corp e Walt Disney. O YouTube também assinou acordos de veiculação de programas de TV de forma legal, pagando direitos autorais.

Comentários