Para Martha Gabriel, redes sociais mudam paradigmas do marketing

Consultora vem a Porto Alegre ministrar curso pela ColetivaEAC

Toda revolução é um período de profundas mudanças de paradigmas, que trazem inúmeros desafios e oportunidades. A declaração é da diretora de tecnologia da NMD - New Media Developers, Martha Gabriel, que vem a Porto Alegre no dia 11 de dezembro ministrar o curso Marketing Digital, pela ColetivaEAC ( www.coletivaeac.com.br). "Quem consegue perceber a transformação e abraçar o novo paradigma rapidamente, geralmente torna-se um vencedor no novo cenário. Aqueles que ficam presos aos paradigmas anteriores, resistentes às mudanças, geralmente entram em decadência e sucumbem", afirma.
A consultora, palestrante premiada, professora e autora de dois livros explica que uma das principais mudanças de paradigma que o marketing vem enfrentando (e que têm causado sofrimento a muitas empresas) são as mídias sociais. "Alavancadas pelas tecnologias e plataformas digitais, as mídias sociais explodiram recentemente e trazem consigo regras próprias, novas regras", relata. De acordo com ela, enquanto nas mídias tradicionais a relação vigente era empresa-consumidor/pessoa, no marketing de mídias sociais a relação determinante é pessoa-pessoa. "Um modelo completamente diferente do que se tem praticado nas últimas décadas. Por isso vemos tanto interesse pelo assunto 'Mídias Sociais' - todo mundo está tentando aprender a jogar o novo jogo", avalia.
Segundo Martha, antes de enfrentar as mudanças sociais, comportamentais e mercadológicas causadas pelas redes sociais, as empresas e pessoas enfrentam o ciclo do luto (ou do sofrimento), que envolve negação, raiva, negociação, depressão e aceitação. O detalhamento das ideias de Martha Gabriel está expresso neste artigo publicado por Coletiva.net.

Comentários