Procon Porto Alegre alerta sobre fraudes em compras online

Órgão municipal pede que internautas fiquem atentos às páginas falsas na internet

Páginas de compra online são cada vez mais numerosas na internet. O Procon Porto Alegre, órgão que orienta e promove a defesa do consumidor, tem registrado crescentes reclamações sobre fraudes em sites. Local que reúne preços atrativos, forma de pagamento facilitada e anonimato, o ambiente virtual se tornou ideal para atrair vítimas. Segundo o diretor executivo do órgão, Cauê Vieira, uma das lojas virtuais que vem acumulando reclamações é o "Hiper Mais Barato". O diretor aponta que os compradores desta loja virtual não estão recebendo as mercadorias - na maioria, telefones celulares.
De acordo com Vieira, os sites falsos são bem elaborados - isso garante com que novos consumidores sejam facilmente enganados. "A tentação é grande e muita gente não resiste. Efetua o pagamento por um produto que jamais será entregue", afirma. Depois de comprar em um site falso, conforme o diretor, é quase impossível que o consumidor recupere seu dinheiro. "Trata-se de um golpe em que o preço baixo é isca para convencer compradores descuidados", afirma.
Veja alguns cuidados necessários ao realizar compras pela internet:
- Não acredite sempre em vantagens exageradas, empresas desconhecidas que não possuem lojas físicas ou sites que oferecem pagamento por meio de boleto bancário;
- Antes de efetuar a compra procure se informar sobre as experiências de outros consumidores com aquele site;
- Desconfie sempre de promoções: valores excessivamente baixos são iscas para enganar o cliente.

Comentários