Agora o jornalista de mídias digitais e eletrônicas tem data comemorativa

Função será celebrada em 30 de março

Com o intuito de enfatizar a importância da função para o segmento jornalístico, a Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica (Abime) se empenhou para que fosse instituído o Dia do Jornalista e Profissionais de Mídia Eletrônica e Digital. Este será comemorado anualmente, em todo o território brasileiro, em 30 de março.

Para criar a data, a presidente da Associação, Vera Tabach, contou com o apoio de políticos com cargos públicos. São eles a vereadora Edir Sales, o deputado estadual Itamar Borges, deputada federal Dâmina Pereira, bem como o senador Telmário Mota. De acordo com líder da entidade, a internet e as comunicações móveis, mais do que quaisquer outros fatores tecnológicos, são as duas alavancas que mudam hoje a face do Jornalismo - ampliando o acesso à informação e ao entretenimento. "Levam o mundo para dentro das nossas casas, e pela palma das mãos", destaca.

Contudo, o dia que celebra o profissional que trabalha com o Jornalismo como um todo, sendo rádio, impresso, televisão e digital, por exemplo, é comemorado em 7 de abril. A data foi instituída em 1931, por decisão da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

Comments