Alunos do Multiverso acompanham Fórum da Liberdade

Cobertura jornalística contou com os estudantes Bruno Dornelles, Giulian Cavalli, Márcio Nunes e Martha Dias

Divulgação/Multiverso

A equipe do Multiverso, agência experimental de Jornalismo e Publicidade do IPA, realizou a cobertura jornalística da 31ª edição do Fórum da Liberdade, que aconteceu no início desta semana, na PUC, em Porto Alegre. Coordenados pela professora Valéria Deluca, o grupo foi composto pelos estudantes Bruno Dornelles, Giulian Cavalli, Márcio Nunes e Martha Dias.

Valéria Deluca, também coordenadora do Multiverso, entende que a oportunidade de fazer uma grande cobertura, com várias plataformas, complementa o trabalho feito em sala de aula e permite a experimentação e a aplicação dos conteúdos e teorias. "Fizemos um acompanhamento em tempo real, com grandes personalidades. Além da responsabilidade de gerar notícias, conseguimos refletir sobre a conduta profissional exigida. Foi um grande momento de aprendizado e os alunos estão de parabéns."

A docente Sandra Bitencourt, que acompanhou os trabalhos dos universitários, destacou que é um momento valioso de ensino. "A equipe estava muito comprometida. Tivemos todos os elementos para realizar uma excelente cobertura jornalística, com direito a furo e exclusividade, no caso da transmissão da palestra do juiz Sérgio Moro."

Para Martha, participar do Fórum da Liberdade foi uma mistura de gratidão e trabalho árduo. "Foi o meu primeiro evento externo ao IPA. Cobri-lo foi um desafio pessoal, no qual, de certa forma, determinaria que tipo de jornalista seria no futuro", disse, acrescentando que conseguiu colocar em prática o conhecimento ensinado em sala de aula.

Bruno destacou a oportunidade de conhecer como funciona o espaço destinado à imprensa. Dentre as atividades que acompanhou, ressaltou a palestra do ex-treinador da seleção brasileira de vôlei Bernardinho e do debate realizado entre os pré-candidatos à presidência.

Giulian e Márcio contaram que foi preciso um entendimento sobre o momento que o País passa e muita preparação para participar da cobertura do Fórum. "Entre os eventos que cobri, este foi o de maior importância e que me exigiu mais conhecimento na área do que em qualquer outro", disse Giulian, enquanto Márcio falou: "Lidar com todo o ambiente político e social que o Brasil vive atualmente também foi importante para a prática da profissão".

Essa matéria foi produzida pelos alunos do Multiverso, agência experimental de Jornalismo e Publicidade do Centro Universitário Metodista IPA.

Comments