Egressa de Jornalismo da Univates aposta em documentário sobre meio ambiente

Trabalho de Conclusão de Curso de Natasha Erthal tratou do tema a partir da relação entre trilha sonora e produção de sentido

Natasha Erthal

A egressa do curso de Jornalismo da Univates Natasha Erthal apostou no desenvolvimento de um documentário sobre meio ambiente como centro do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A monografia abordou a temática a partir da relação entre trilha sonora e produção de sentido, que resultou na produção, gravação e edição do filme 'Sons que falam'.

Sob a orientação da professora Jane Mazzarino, a diplomada tinha como propósito pesquisar como surgiu o cinema sonoro e como a música passou a ser um elemento em destaque nos audiovisuais. "A trilha sonora sempre me tocou e acredito que ela desperte sentidos nas pessoas. Por isso, a minha intenção era investigar como elas eram feitas, quais tipos de recursos eram utilizados e em quais momentos, se eram sons da natureza, sons instrumentais e, até mesmo, canções", disse Natasha.

A jornalista organizou vivências no Jardim Botânico de Lajeado (JBL) com bolsistas do Grupo de pesquisa em Comunicação, Educação Ambiental e Intervenções (Ceami). Os voluntários participaram de oficinas relacionadas aos sons da natureza. "Após todo o processo de pesquisa, concluí que a trilha sonora realmente influencia os sentidos das pessoas", observou.

Comentários