TVE terá quatro faixas de programação simultâneas

Emissora pública da Fundação Piratini será a única do Rio Grande do Sul a ter multiprogramação no mesmo canal

Orestes Jr. e Moisés | Divulgação

A TVE será a única emissora do Rio Grande do Sul a ter quatro faixas de programação simultânea dentro do mesmo canal. A confirmação do uso do recurso, que permite dividir um canal de TV para que o telespectador escolha o que deseja assistir, foi dada ao presidente da Fundação Piratini, Orestes de Andrade Jr., pelo secretário de Radiodifusão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Moisés Queiroz Moreira, nesta sexta-feira, 22, em Brasília.

"Este será um dos grandes diferenciais do novo projeto de gestão sustentável que estamos planejando para a TVE. Na prática, teremos quatro canais em um só, o 7.1, 7.2, 7.3 e o 7.4", explicou Orestes Jr. De acordo com a alteração feita no decreto de número 5.820, de 29 de junho de 2006 - que deve ser assinada nos próximos dias pelo presidente da República, Michel Temer - todos os estados, o Distrito Federal, as fundações e as instituições públicas de educação superior poderão utilizar a multiprogramação. No entanto, somente uma emissora por estado terá o recurso disponível.

Segundo o presidente, com a novidade poderão ser criados canais de ensino a distância, com programação 100% infantil e esportes amadores, por exemplo. Atualmente, apenas a TV Cultura de São Paulo utiliza o recurso tecnológico.

Comentários