7 de abril é Dia do Jornalista

"Data deve ser de reflexão", diz presidente da ARI

Hoje, 7 de abril, comemora-se o Dia do Jornalista. Para o presidente da ARI (Associação Riograndense de Imprensa), mais do que uma data comemorativa, o dia é de reflexão sobre a importância da atividade. "No momento em que o Brasil está passando por uma crise com fatos que têm decepcionado os brasileiros, a imprensa enfrenta um dos seus grandes desafios, com compromisso cada vez maior diante da sociedade", disse o presidente. "A imprensa melhorou muito nos últimos anos e dificilmente se varre alguma coisa para baixo do tapete", completou Torma.


De Brasília, o presidente do Sindicato dos Jornalistas, José Carlos Torves, disse em entrevista a Coletiva.net que a expectativa é de crescimento para o mercado de trabalho na profissão. "Tivemos ontem uma reunião com o presidente do Senado, Renan Calheiros, solicitando que o projeto com a modificação das leis gerais seja votado o quanto antes. Ele comprometeu-se a colocar o projeto em votação daqui a 15 dias", contou Torves.


O presidente ressaltou que, "apesar de vivermos um período difícil para a categoria, as entidades sindicais estão trabalhando muito na busca de melhorias como a criação do Conselho Federal de Jornalismo e a alteração do Código de Ética dos Jornalistas". Segundo Torves, uma das grandes vitórias conquistadas nos últimos tempos e que deve ser comemorada foi a exigência de diploma como condição para o exercício profissional.

Comentários