ARI promove homenagem à Imprensa

Entidade oferece, neste sábado, o painel "O Prêmio ARI de Jornalismo ? Uma nova visão depois de 50 edições"

Neste sábado, 29, a Associação Riograndense de Imprensa (ARI), em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul e com o Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, apresenta o painel 'O Prêmio ARI de Jornalismo - Uma nova visão depois de 50 edições'. Voltado aos profissionais de comunicação, o evento, que ocorre às 10h30, no Salão Nobre da entidade, está relacionado à 'Semana José Hipólito da Costa', o patrono da imprensa brasileira. O debate conta com a participação de Antonio Goulart, Batista Filho e Jayme Copstein, da ARI, e Mário Rocha, da Fabico/Ufrgs.
Instituída pela Lei 11.300, criada pelo então deputado estadual João Luiz Vargas e sancionada pelo ex-governador Antonio Brito, em 1998, a primeira semana de junho é dedicada à imprensa, em homenagem ao patrono do segmento. O objetivo da iniciativa é destacar a importância dos profissionais de comunicação à consolidação dos regimes democráticos em âmbito mundial.
A próxima terça-feira, 1, marca o 'Dia da Imprensa', conforme consta na Lei 9.831, apresentada pelo então deputado federal Nelson Marchezan. Ela foi sancionada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em 1999. A data retoma o período de 1808, quando surgiu o jornal 'Correio Braziliense', editado por Hipólito da Costa, em Londres.
O Salão Nobre da Associação está situado no 8º andar do Edifício Alberto André (Av. Borges de Medeiros, 915 - Centro). Outras informações no site da ARI.

Comentários