ARI sedia bate-papo com imprensa sobre prêmio José Lutzemberger

Em sua 6ª edição, o reconhecimento é voltado ao Jornalismo Ambiental

Prêmio José Lutzemberger de Jornalismo Ambiental em pauta na ARI - Divulgação

Foi realizado na manhã de hoje, 23, um bate-papo com jornalistas tendo como pauta a 6ª edição do Prêmio José Lutzemberger de Jornalismo Ambiental, que deverá ser lançada oficialmente em meados de abril. O evento teve como local a sede da Associação Riograndense de Imprensa (ARI - Avenida Borges de Medeiros, nº 915) e cerca de 20 profissionais estiveram presentes. Em formato de brunch e clima informal, participaram representantes da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), da Braskem e da ARI - responsáveis pela distinção - além de veículos como, por exemplo, Grupo RBS, SBT-RS, Coletiva.net, entre outros.

Na cerimônia, Thamara da Costa Pereira, secretária-executiva da entidade-sede, afirmou que a cada ano o número de inscritos no prêmio vem aumentando, "o que demonstra a importância que ele vem tendo, principalmente na seara do Jornalismo Ambiental". Segundo ela, o objetivo de receber os convidados era ouvir sugestões e trocar ideias sobre a premiação. Dentre os assuntos discutidos, destacou-se o formato que o concurso terá nesta edição, com sugestão de novas categorias e uma linha editorial que o prêmio possa vir a receber de trabalhos. Esta seria uma forma de estimular que as matérias não fujam do tema principal, que é o Jornalismo Ambiental.

Outra questão que surgiu no bate-papo fez referência ao foco das reportagens, para que sejam cada vez mais positivas e propositivas. Isto é, que possam apontar caminhos e soluções para dificuldades ambientais. Após a fala da presidente da Abes, Jussara Kalil, que indicou diversas sugestões de temas que podem inspirar matérias, foi debatida ainda a possibilidade de serem oferecidas formações na área, de modo que jornalistas se tornassem mais íntimos da editoria e com mais opções de fontes.

O Prêmio José Lutzemberger de Jornalismo Ambiental é destinado ao reconhecimento de estudantes e profissionais que se dedicam na produção e divulgação de matérias com foco no meio ambiente. Esta edição contará com o apoio da Brasken, da ARI e da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes).

Comentários