Começa daqui a pouco conferência internacional sobre Jornalismo

Será no Hotel Everest, com profissionais que vêm debater as tendências do jornalismo mundial

Será realizada daqui a pouco, às 19h, no Hotel Everest, a abertura da Journalism Brazil Conference, conferência internacional de jornalismo realizada em Porto Alegre, cujo tema central é Thinking Journalism Across National Boundaries: new challenges and emergent perspectives (Pensando o jornalismo para além das fronteiras nacionais: novos desafios e perspectivas emergentes).


Até domingo, jornalistas de países como Estados Unidos, México, Alemanha, Finlândia, França, Turquia, Suíça, Bélgica, África do Sul, Portugal, Zimbabwe, Austrália, além de brasileiros, estarão debatendo em Porto Alegre as perspectivas e tendências do jornalismo mundial. Congressistas da África devem trazer novas abordagens para o evento sobre como é hoje o jornalismo nos países do continente. Entre os destaques da programação também estão pesquisadores da importância de Barbie Zelizer, Arnold S. Beer, Daniel Hallin e Thomas Hanitzsch.


Barbie Zelizer, ex-jornalista de agência, é hoje professora titular da cátedra Raymond Williams na Universidade de Pennsylvania, fundadora e co-editora da revista científica de referência "Journalism: Theory, Practice and Criticism" (Sage). Desenvolveu trabalhos sobre imagem no jornalismo, imagens nas notícias e crises (como o assassinato de John Kennedy, o Holocausto, o 11 de Setembro, e diversas guerras). Arnold Beer é professor emérito da Universidade Stellenbosch, na África do Sul, mestre e doutor em Jornalismo, fundador e editor da Ecquid Novi - a principal revista científica para a pesquisa em Jornalismo na África do Sul.


Também estará debatendo Daniel Halliln, professor de Comunicação e de Ciência Política na Universidade da Califórnia, San Diego. Tem estudos sobre mídia e guerra, o processo de profissionalização do jornalismo norte-americano e a mídia na democratização do México e na América Latina. Já Thomas Hanitzsch é jornalista formado pela Universidade de Leipzig, doutor em Filosofia pela Universidade de Ilmenau (Alemanha). Desde 2004, trabalha como professor e pesquisador no Departamento de Media Studies na Universidade de Ilmenau. É o atual coordenador do Grupo de Estudos em Jornalismo da International Communication Association (ICA).


O encontro é promovido pela SBPJOR (Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo), Ufrgs, por meio do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação, ICA (Associação Internacional de Comunicação) e IAMCR (Associação Internacional de Mídia e Pesquisa em Comunicação). A programação completa e outras informações podem ser acessadas no site http://www.sbpjor.ufsc.br/brazilconference. Contatos da imprensa podem ser feitos com Sean Hagen pelo fone (51) 9806.5485 e Marcia Benetti, pelo fone (51) 9958.7330.

Comentários