Comissão da Verdade conta com Luiz Cláudio Cunha

Jornalista integrará o Grupo de Trabalho voltado para a Operação Condor

A Comissão Nacional da Verdade criou recentemente um Grupo de Trabalho (GT) voltado para a Operação Condor, o qual contará com a colaboração do jornalista Luiz Cláudio Cunha. Profissional especializado na análise das violações de direitos humanos, praticadas pelas ditaduras civil-militares, ele será consultor no GT. Luiz Cláudio é autor do livro 'Operação Condor: O Sequestro dos Uruguaios - Uma Reportagem dos Tempos da Ditadura', que já recebeu os prêmios Jabuti, Vladimir Herzog e Casa de Las Americas.
O jornalista gaúcho foi testemunha ocular, em novembro de 1978, do sequestro dos uruguaios Lilian Celiberti e Universindo Rodríguez Díaz, em Porto Alegre. Agraciado pela Universidade de Brasília (UnB) com o inédito título de ?Notório Saber em Jornalismo?, em maio de 2011, hoje é reconhecido por especialistas e entidades de direitos humanos por seu engajamento no debate sobre terrorismo de Estado e, especificamente, as ações ainda encobertas da Operação Condor.
Atualmente, é assessor político do senador Pedro Simon, e manterá seus vínculos e atividades no respectivo gabinete. "A CNV expressa, aqui, o seu sincero agradecimento ao senador Pedro Simon pela cessão do consultor, que passa a reforçar a equipe que trabalha na recuperação da memória e da verdade sobre os abusos e violências praticadas no regime de arbítrio", afirmou a advogada Rosa Cardoso, membro da Comissão e responsável pelo GT da Operação Condor.
Luiz Cláudio nasceu em 1951, em Caxias do Sul, e  começou a carreira em 1969, na Folha de Londrina, no Paraná. Em Porto Alegre, foi repórter especial de Zero Hora e dirigiu a sucursal da revista Veja entre 1972 e 1980, até se transferir para Brasília, onde chefiou as sucursais de Veja, Istoé e Afinal e dos jornais O Estado de S.Paulo, Jornal do Brasil, Diário do Comércio e Indústria e Zero Hora. No Rio de Janeiro, foi editor do Informe JB no Jornal do Brasil. De volta a Brasília, foi repórter especial da Rede Globo, correspondente da coluna de Ricardo Boechat em O Globo, editor-contribuinte da revista Playboy e colunista político do Correio Braziliense.
Imagem

Comentários