Congresso dos Jornalistas espera 400 participantes

Encontro com profissionais do Brasil e do exterior começa esta noite

Tem início em Porto Alegre, nesta quarta-feira, 18, o 38° Congresso Nacional dos Jornalistas. Com o tema 'O Jornalismo a Serviço da Sociedade e a Defesa da Profissão', o encontro segue até sábado, 21. A abertura oficial, programada inicialmente para as 20h, foi antecipada para as 19h. A mudança de horário se deve ao jogo entre Internacional e Chivas Guadalajara que acontecerá na mesma noite, na capital. O início das atividades será no Auditório Dante Barone, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Nos demais dias o encontro ocorre no Hotel Plaza São Rafael (Avenida Alberto Bins, 514 - Centro). O congresso é uma realização do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul e da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). O encontro retorna à capital gaúcha após 14 anos, com cerca de 400 jornalistas confirmados.
"Conseguimos aprontar tudo para o congresso e consideramos o número de participantes satisfatório", informou a Coletiva.net o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado, José Nunes. Segundo ele, o tema escolhido é baseado no cenário atual do Jornalismo brasileiro. "A grande mídia não está prestando um serviço à sociedade e sim atendendo a anseios. Queremos fomentar a discussão e forçar uma reflexão sobre o assunto", destaca. Outro tópico destacado por Nunes é a questão da regulamentação da profissão, que contará com as palestras do deputado federal Ibsen Pinheiro e de Lucidio Castelo Branco, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul e da Federação Nacional dos Jornalistas.
Entre as atividades programadas para o congresso também está o 'Encontro Latino-Americano de Jornalistas'. Participarão do encontro oito países de Língua Portuguesa: Angola, Macau, Moçambique, Guiné Bissau, Marrocos, Cabo Verde, Portugal, Santo Tomé e Príncipe. Profissionais dos Estados Unidos, Espanha e Alemanha também prometem integrar as atividades.
Na noite de sábado, 21, será realizada a cerimônia de posse das diretorias do sindicato e da Fenaj: José Nunes assume o sindicato em novo mandato até 2013, e Celso Schröder assume a presidência da Fenaj. Para Nunes, é uma satisfação ter um gaúcho à frente da federação. "Fatos como esse destacam a força e a relevância dos profissionais do Estado", acredita.
Interessados em participar do encontro ainda podem se inscrever pelo site do Sindicato ou no dia da abertura do evento.
Leia também em Coletiva.net:
Abertura do Congresso de Jornalistas será antecipada

Comentários