Congresso reúne principais nomes do jornalismo investigativo

Evento internacional promovido pela Abraji se inicia na próxima semana

Entre os dias 30 de junho e 2 de julho, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) vai promover o 6º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. O evento reunirá, em São Paulo, os principais profissionais que atuam na área. Ao todo, serão 73 palestras e cursos, concentrados no tema 'jornalismo on-line'.
O encontro tem o objetivo de apresentar o que há de mais novo no jornalismo investigativo. "Vários cursos têm a preocupação de trazer realidades de fora do País, com intuito de entender como essas técnicas podem ser inseridas no contexto brasileiro", explica a diretora-executiva da Abraji, Veridiana Sedeh. "São mais de 100 palestrantes, dos principais veículos brasileiros, tanto em nível nacional, como regionais, além dos estrangeiros", completa.
A organização do congresso preparou mesas de discussão voltadas à cobertura de Copa do Mundo e Olimpíadas. A equipe teve o cuidado de suprir assuntos que seriam pauta no curto e médio prazos, visando melhorar a qualidade do jornalismo produzido e acompanhar a agenda esportiva. "O Brasil vai sediar a Copa do Mundo e a Olimpíada. Os jornalistas vão precisar de preparo para fazer a cobertura que vai além das quatro linhas dos gramados e das quadras. A programação para o assunto é abrangente, desde gastos públicos até o impacto urbanístico das obras", ressalta Veridiana.
Outros destaques confirmados são Alexei Barrionuevo, do The New York Times; Ângela Pimenta, da revista Exame; Eduardo Fuastini, da TV Globo; e Marcelo Tas, do programa CQC, da TV Band. Fundamentos da reportagem, coberturas sobre o crime organizado, técnicas de RAC (Reportagem com Auxílio de Computador), ferramentas do Google e lavagem de dinheiro também são temas abordados na programação.
As inscrições podem ser feitas até a próxima semana pelo site da Abraji, no endereço www.abraji.org.br, ou no próprio local. Cada participante escolhe as palestras que quer assistir e monta a grade no ato da inscrição.

Comentários