Fenaj adia prazos no Congresso dos Jornalistas

Teses e inscrições de delegados podem ser enviadas até 17 de março

A executiva da Fenaj decidiu prorrogar, de 10 para 17 de março, o prazo de envio de teses e inscrição de delegações ao 36º Congresso Nacional dos Jornalistas, que acontecerá entre os dias 2 e 6 de abril, em Maceió. A mudança precisou ser feita para não prejudicar os Sindicatos dos Jornalistas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal. Estas entidades realizarão os congressos estaduais, a eleição de delegados e a aprovação de teses depois do dia 10 de março.
Nos próximos dias a Fenaj encaminhará aos Sindicatos as teses-guias para o processo deliberativo nas plenárias do 36º CNJ. As entidades poderão emendá-las ou propor sua troca por teses aditivas, supressivas ou substitutivas, bem como apresentar novas teses (avulsas) que não estejam contempladas nas teses-guia. Todas, porém, deverão passar por prévia deliberação em congressos, encontros ou assembleias da categoria. Não serão aceitas teses individuais de delegados ou observadores. Observadores, professores e estudantes de Jornalismo já podem fazer inscrição, também até o dia 17, pelo site do evento.
O congresso será aberto no dia 2 de abril, às 20h30, com a conferência sobre o tema central 'O jornalista, o jornalismo e a democracia'. Na mesma data, durante o dia, acontecerá o I Encontro Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial (I Enjira) e reunião ampliada da Comissão da Verdade dos Jornalistas da Fenaj com as comissões estaduais instituídas pelos sindicatos. Ao todo, o encontro terá seis painéis, quatro Rodas de Conversa e seis oficinas. Entre os palestrantes confirmados estão o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, o presidente da EBC, Nelson Breve, e o sociólogo francês Dominique Wolton, além de Alberto Dines, do Observatório da Imprensa, Juca Varela, repórter-fotográfico da Folha de S.Paulo, e os professores e jornalistas Eduardo Meditsch (UFSC), Fábio Fernandes (PUC/SP), Juremir Machado (PUC/RS) e Pollyana Ferrari (ECA/USP).

Comentários