Fenaj mobiliza sindicatos em campanha por reforma política

Entidade apoia iniciativa que pede plebiscito popular sobre Constituinte para o sistema político

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e os sindicatos da categoria passaram a apoiar a campanha do plebiscito popular por uma Constituinte exclusiva do sistema político. O envolvimento das entidades foi aprovado no 36º Congresso Nacional da categoria, realizado em abril, em Maceió. O plebiscito começou a ser organizado após as manifestações sociais ocorridas de 2013, em Plenária Nacional dos Movimentos Sociais. A ideia é conquistar uma reforma política em que seja combatida a influência do poder econômico nas eleições no Brasil.
A proposta é de que o plebiscito popular seja realizado na Semana da Pátria, entre 1º e 7 de setembro, com recolhimento de votos em todo o País. A população teria que responder à seguinte pergunta: Você é a favor de uma Constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político? O resultado será levado às autoridades brasileiras.
"A reforma política é de fundamental importância para a consolidação e aperfeiçoamento da democracia brasileira, por isso destacamos a necessidade de mobilização e participação social para que tenhamos um sistema político e eleitoral condizente com os princípios republicanos", observou o presidente da Fenaj, Celso Schröder, em comunicado enviado aos sindicatos. A federação orientou as entidades filiadas a integrarem os comitês estaduais e municipais de campanha, conforme deliberação do Congresso de Maceió.
Outras informações estão disponíveis no site www.plebiscitoconstituinte.org.br e www.facebook.com/plebiscitoconstituinte

Comentários