Google Notícias perdeu 154 jornais brasileiros

Correio do Povo é um dos periódicos que não integra mais o agregador

Jornais brasileiros como Folha de S. Paulo, O Globo e O Estado de S.Paulo retiraram suas notícias do agregador Google Notícias. Do Estado, o Correio do Povo não compartilha mais manchetes com o site do Google, enquanto Zero Hora permanece contribuindo com conteúdo para a página. No total, 154 periódicos já seguiram o procedimento de exclusão dos links, após recomendação da Associação Nacional de Jornais do Brasil (ANJ). A instituição considera que o site deveria oferecer compensação financeira aos periódicos pelo uso das manchetes. O Google, no entanto, alega não haver necessidade de pagamento, uma vez que a prática beneficiaria os jornais e seus sites.
O assunto foi tema de debate na 68ª Assembleia Geral da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), realizada na última semana. Na ocasião, o diretor de políticas públicas do Google no Brasil, Marcel Leonardi, comparou a prática ao caso de um restaurante que cobrasse uma taxa a um motorista de táxi por ter levado um turista para almoçar no estabelecimento. Segundo o executivo, a cada mês, o Google Notícias gera um bilhão de cliques a sites de notícias de todo o mundo.
Em entrevista ao Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, o presidente da ANJ, Carlos Fernando Lindenberg Neto, afirmou que a permanência dos jornais no agregador não estava contribuindo para o crescimento de audiência do Google. "Ao contrário, ao fornecer algumas linhas iniciais de nossas histórias ao internauta, o serviço reduz a possibilidade de que este busque a história completa em nossos sites", explicou.

Comentários