Impunidade de crimes contra jornalistas preocupa SIP

Manifestação da entidade durante assembleia geral está registrada no informativo Tambor da Aldeia, da ARI

Um novo pedido da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) referente à federalização dos crimes contra jornalistas no Brasil é destaque no informativo Tambor da Aldeia, desta semana. Conforme o boletim produzido pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI), a manifestação ocorreu no encerramento da 68ª Assembleia Geral da entidade, que mencionou o despreparo das polícias e do Judiciário, como componentes para a impunidade dos responsáveis pelos crimes. A entidade ainda citou 24 casos de jornalistas brasileiros mortos durante o exercício da profissão nos últimos 20 anos.
O informativo registra também a condenação do SBT, que deverá reparar o desembargador federal Jirair Meguerian, por veicular uma foto do magistrado no lugar da de um juiz preso em operação da Polícia Federal. A sentença, que determinou à Folha Universal o pagamento de R$ 150 mil à apresentadora Xuxa Meneghel por ter mencionado que ela tinha "pacto com o diabo", também é descrita no boletim. Nas notícias internacionais, foram destaques as interrupções nas transmissões da BBC na Síria; a ameaça de censura da Procuradoria Geral da Nação ao jornal El Espectador, da Colômbia; e as ameaças do Taleban aos jornalistas que cobriram o atentado à blogueira Malala Yousafzai, que luta pelo direito das mulheres frequentarem a escola.
A ARI disponibiliza o endereço [email protected] a profissionais e estudantes de Comunicação, para denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista. 

Comentários