Jornalista e cartunista lança livro "Revolta dos Motoqueiros"

Leandro Malósi Dóro relata episódio que levou 10 mil a se rebelar contra a BM em Passo Fundo

O jornalista e cartunista Leandro Malósi Dóro lança hoje o livro "Revolta dos Motoqueiros", a partir das 20h30min, no Stones Bar (Rua Gal. Lima e Silva, 898 - Cidade Baixa). A obra é uma novela, ilustrada com desenhos e fotos, na qual o autor recria o episódio-título, que ocorreu na cidade de Passo Fundo, em fevereiro de 1979, quando 10 mil pessoas se rebelaram contra as autoridades após o assassinato do motoqueiro Clodoaldo Teixeira.


O jovem tinha 17 anos e fugiu de uma batida policial, sendo alvejado por membros da Brigada Militar na porta de sua casa. A revolta gerou outras duas mortes. Adão Faustino e Joceli Joaquim Macedo morreram durante o tumulto diante do CPA3, na Avenida Brasil. O livro tem estética e narrativa voltadas ao público jovem, com posfácio do historiador André Martinelli Piasson, mestrando cujo tema da dissertação é sobre a revolta. A obra editada pela Boleadeira Voadora tem 80 páginas e custa R$12.


As 100 primeiras pessoas a chegar ao bar ganharão ingresso para assistir ao filme "Efeito Borboleta 2". Há ainda isenção de ingresso para quem confirmar antecipadamente a presença pelo endereço eletrônico [email protected]. Todos os presentes receberão um drink cortesia e, após às 22h, haverá um show com a banda Super Jam.

Comentários