Jornalistas refletem sobre golpe de 1964 em especial da TV AL

Carlos Bastos e João Batista Filho são os convidados do programa Espaço Público

No próximo dia 31, data que marca os 50 anos do golpe militar, o programa Espaço Público, da TV Assembleia, terá edição especial sobre o tema. Para isso, contará com a participação dos jornalistas Carlos Bastos, ex-superintendente de Comunicação do Legislativo, e João Batista Filho, hoje presidente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI). O programa será exibido às 8h45, pelo site da emissora, pelos canais 16 da NET e aberto digital 61.2, e também pela TVE.
No especial, Batista Filho, que na época era redator, narrador e comentarista no Palácio Piratini, propõe uma análise sobre as razões que levaram ao golpe, na qual defende que o episódio está relacionado a uma luta muito mais econômica do que classista. Bastos, que em 1964 atuava como repórter no jornal Última Hora, fala sobre sua relação com João Goulart (Jango) e Leonel Brizola durante o exílio.
"Optei por fazer uma reflexão mais sociológica, já que a imprensa em geral costuma retomar o episódio de forma cronológica. Não se vai à raiz, à causa do golpe, que é eminentemente econômica. O motivo do golpe era impedir que o Brasil saísse do jugo econômico dos Estados Unidos", disse Batista Filho.

Comentários