Morre jornalista Alberto Dines, fundador do Observatório da Imprensa

Ele tinha 86 anos e estava internado no Hospital Albert Einstein. As causas da morte não foram divulgadas

Alberto Dines - Reprodução

Morreu na manhã desta terça-feira, 22, o jornalista Alberto Dines, aos 86 anos. Fundador do Observatório da Imprensa, em 1990, ele estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e as causas da morte não foram divulgadas. Em comunicado, a equipe do site informou que está preparando uma edição especial sobre o "legado do Mestre Dines a ser publicada em breve". Dines deixa esposa e quatro filhos.

Natural do Rio de Janeiro, o jornalista iniciou sua carreira na área em 1952 na revista A Cena Muda. Trabalhou, ainda, na publicação Manchete, nos jornais Última Hora, Folha de S.Paulo e Tribuna da Imprensa, e na Editora Abril. Em 1960, dirigiu o Diário da Noite, dos Diários Associados, de Assis Chateaubriand e, em 1962, assumiu como editor-chefe do Jornal do Brasil, onde permaneceu por 12 anos e coordenou uma importante reforma gráfica e editorial, que marcou época no jornal brasileiro. Na década de 1960, ingressou como professor na PUC-RJ, na qual criou as disciplinas de Jornalismo Comparado e de Teoria da Imprensa. E foi autor de uma das mais importantes obras sobre Jornalismo, o livro 'O papel do jornal'.

O Observatório da Imprensa funciona como uma entidade civil, não governamental, não corporativa e não partidária que acompanha o desempenho da mídia brasileira. Também tem como função atuar como um fórum que permite debates diversos sobre coberturas jornalísticas. O site nasceu em 1996 por iniciativa do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor). Dois anos depois, ganhou uma versão televisiva, produzida pela TVE do Rio de Janeiro e pela TV Cultura de São Paulo, e transmitida semanalmente pela Rede Pública de Televisão.

Comentários