Processo de extinção de fundações gaúchas será contado em livro

Escrito por Cleber Dioni Tentardini, 'Patrimônio Ameaçado' será lançado nesta quinta-feira

Livro traz a história da extinção de fundações gaúchas - Divulgação

Nesta quinta-feira, 13, a partir das 18h, será lançado o livro 'Patrimônio Ameaçado', no Parangolé Bar (R. Gen. Lima e Silva, 240 - Cidade Baixa), em Porto Alegre. Com selo da JÁ Editores, o autor Cleber Dioni Tentardini realizou cobertura jornalística sobre o processo de extinção das fundações públicas estaduais para a construção da obra. Durante três anos, ele acompanhou movimentos de resistência que questionam na Justiça a decisão tomada durante o governo Sartori de extinguir oito fundações estaduais e uma companhia. Dentre elas, está a Fundação Piratini, que detém a FM Cultura e TVE.

O livro-reportagem traz entrevistas com dirigentes, servidores e comunidade intelectual que alertaram para as consequências com o fim das instituições. Em 200 páginas, a obra conta um pouco da história da Companhia Rio-Grandense de Artes Gráficas (Corag), das fundações de Ciência e Tecnologia (Cientec), para Desenvolvimento Recursos Humanos (FDRH), de Economia e Estatística (FEE), Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro). Ainda, está citada no material a trajetória das fundações Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (Fepps), Metropolitana de Planejamento (Metroplan), Piratini e Zoobotânica (FZB).

Somados aos relatos, 'Patrimônio Ameaçado' conta com uma síntese das ações do Ministério Público Estadual e das negociações de entidades sindicais com o governo. Processos judiciais, alguns ainda em andamento, também fazem parte da construção da história. Segundo o editor do livro, Elmar Bones, a história relata um momento marcante para a história do Estado. "Serão perdas que se incorporam a um período histórico de retrocessos, sem que se perceba claramente o quanto significam. Mais tarde, as novas gerações vão se dar conta de que houve um tempo sem rumo, em que andamos para trás", destaca. A obra tem revisão de Tetê Martins e colaboração de Felipe Uhr, Geraldo Hasse, Mateus Chaparini e Tiago Baltz.

Comentários