Programa Jornal na Sala de Aula atingiu 183 mil alunos em cinco anos

Iniciativa do Grupo Sinos tem como foco o estímulo à formação de novos leitores

O programa Jornal na Sala de Aula, iniciativa do Grupo Sinos, completa meia década de atividades, período no qual atingiu mais de 183 mil alunos, em 1.985 escolas da redes municipal, estadual e particular nos vales do Sinos, Paranhana, Caí, Serra e Região Metropolitana. O programa nasceu com a proposta de incentivar o uso do jornal como recurso complementar às práticas pedagógicas voltadas à promoção da leitura e cidadania.
Após projeto-piloto realizado em 2009, o Jornal na Sala de Aula foi lançado oficialmente em março de 2010. Com o exemplar do jornal em mãos, semanalmente os estudantes têm a oportunidade de descobrir mais sobre assuntos em pauta no mundo e refletir sobre o seu papel na sociedade. "O programa tem como objetivo tornar o aluno leitor. É a partir da alfabetização que a criança toma gosto pela leitura", destaca o diretor de Relações com a Comunidade do Grupo Sinos, Miguel Schmitz. "O jornal, em poder do aluno e do seu professor, tem um conteúdo que se renova a cada dia, diferente do livro", complementa.
Ao unir o universo da escola ao do veículo de comunicação, o Jornal na Sala de Aula busca estimular o desenvolvimento de projetos que contribuam para a melhoria dos índices de leitura, vocabulário, expressão verbal e escrita, e criticidade dos estudantes. O conteúdo do impresso ainda pode ser inserido em diversas disciplinas escolares. "A grande vantagem é que o jornal pode ser utilizado em todas as matérias como história, geografia e matemática, além da língua portuguesa", destaca Schmitz.

Comentários