Repórter do Diário de Santa Maria vence Esso do Interior

Jornalista Iara Lemos recebeu primeiro lugar com a reportagem "No Coração do Haiti"

A repórter Iara Lemos, do Diário de Santa Maria, venceu a categoria Interior da 53ª edição do Prêmio Esso de Jornalismo, com a reportagem "No Coração do Haiti". Iara foi agraciada com um diploma e mais um prêmio no valor de R$ 5 mil. A jornalista gaúcha Eliane Brum, repórter especial da Revista Época, juntamente com os colegas Solange Azevedo e Renata Leal, faturou Prêmio Esso de Informação Científica, Tecnológica e Ecológica com a matéria "Suicídio.com".


A jornalista Elvira Lobato, com o trabalho "Universal chega aos 30 anos com império empresarial", publicado no jornal Folha de S.Paulo, conquistou o Prêmio Esso de Jornalismo 2008.  A reportagem mostra a rede de empresas ligada à Igreja Universal do Reino de Deus. A repórter revelou, entre outros fatos, que emissoras de Rádio e TV adquiridas em nome de fiéis da igreja são transferidas para o nome de Edir Macedo, fundador da igreja. Devido à publicação da matéria, 105 processos judiciais foram abertos pela Universal contra a repórter.


Todos os vencedores foram conhecidos, na noite desta terça-feira, 9, em cerimônia destinada a homenagear os finalistas do Prêmio Esso, realizada no Hotel Copacabana Palace. Foram conferidas 14 premiações, 12 das quais destinadas a contemplar trabalhos da mídia impressa, além do Prêmio Esso de Telejornalismo e da distinção de "Melhor Contribuição à Imprensa em 2008" .


Os vencedores tiveram seus trabalhos escolhidos de uma lista de 38 finalistas previamente selecionados de um total de 1.182 trabalhos inscritos, sendo 533 reportagens, séries de reportagens ou artigos; 174 trabalhos fotográficos; 188 trabalhos de criação gráfica em jornal, 92 trabalhos de criação gráfica em revista e 103 primeiras páginas de jornal, além de 88 trabalhos de telejornalismo e quatro inscrições ao Prêmio de Melhor Contribuição à Imprensa.

Comentários