Retransmissões de entrevista de Marcola serão analisadas

Caso haja falta de ética na retransmissão, denúncia será encaminhada ao jurídico da Band


A Rede Bandeirantes vai analisar as retransmissões da entrevista de Marcola, líder do Primeiro Comando da Capital (PCC), concedida ao jornalista Roberto Cabrini, da Band São Paulo. A entrevista, realizada por celular, foi veiculada hoje por diversas emissoras do Rio Grande Sul, entre elas a Gaúcha, a Guaíba e a Pampa. Segundo Leonardo Meneghetti, diretor da Bandeirantes de Porto Alegre, as retransmissões serão analisadas, e caso haja falta de ética, as denúncias serão encaminhadas para o departamento jurídico da emissora. Rádios que transmitiram o conteúdo sem autorização da Bandeirantes ou não citaram a fonte da entrevista - repórter e veículo -, serão denunciadas .



Meneghetti esclarece que a Bandeirantes ainda não analisou as retransmissões, portanto não há denúncias a fazer. Ele cita a Rede Pampa como exemplo. "A Pampa ligou para nós pedindo autorização e acredito que quando foi ao ar, a origem da entrevista foi citada".


No programa Jornal Gente, pela manhã, os apresentadores chegaram a comentar que outras emissoras estavam aproveitando a entrevista sem citar a fonte. Antonio Carlos Macedo, da Gaúcha, não gostou e se apressou em explicar que fez menção explícita ao jornalista e à emissora sempre que utilizou a entrevista ou trechos dela em seu programa e em boletins veiculados durante a manhã. Para Coletiva.net, detalhou que tomou todas as precauções possíveis, primeiro pedindo autorização, e depois fazendo questão de citar a fonte. Por isto, rebate as críticas dos colegas.

Comentários