Tambor da Aldeia destaca agressões a jornalistas

Boletim da ARI também registra a condenação da revista Veja, que terá que indenizar José Aquino Camargo

O 'Tambor da Aldeia' desta semana registra as agressões sofridas por jornalistas brasileiros e estrangeiros no Egito, em razão dos conflitos entre governistas, opositores do presidente Hosni Mubarak e forças policiais. Entre os brasileiros, estão os jornalistas Luiz Antônio Araujo, da Zero Hora; o repórter Corban Costa, da Rádio Nacional; e o cinegrafista Gilvan Rocha, da TV Brasil, além de correspondentes da Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo e O Globo. Dos estrangeiros atingidos, o repórter Mohammed Mahmoud, do jornal Al-Taawun, que estava em coma, morreu no último domingo, 7. Ele foi ferido a bala enquanto fotografava a multidão da sacada de sua casa, próxima à praça Tahrir, onde aconteceram os principais choques.
Outro destaque do boletim eletrônico da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) é a condenação da revista Veja, que terá que indenizar o desembargador gaúcho José Aquino Camargo em mais de R$ 27 mil em razão da reportagem 'Previdência: mexeram no meu queijinho', de 20 de agosto de 2003. Na ocasião, o desembargador era o presidente da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris). A revista publicou uma foto de protestos em frente à Assembleia Legislativa, que usava balões de diálogo com críticas à reforma da Previdência. Para o desembargador, o uso de sua fala descontextualizada junto à foto de protesto, que "acabou em baderna e agressões ao patrimônio público - e que nada tem a ver com o ato público dos servidores, lhe causou constrangimentos junto a seus pares e à sociedade em geral".
Estas e outras notícias podem ser conferidas no Tambor da Aldeia, boletim eletrônico semanal da ARI. A entidade disponibiliza o email [email protected] aos profissionais e estudantes de Comunicação Social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista. O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade (AM 1080), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão. A pesquisa e edição são assinadas pelo jornalista Vilson Antonio Romero.

Comentários