Tambor da Aldeia destaca condenações de veículos

Boletim da ARI registra casos jurídicos da TV Record e de Zero Hora

As condenações pelas quais sofreram dois veículos de comunicação gaúchos são destaque no Tambor da Aldeia desta semana. O boletim eletrônico da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) registra o processo jurídico da TV Record RS, que resultou em uma indenização de R$ 40 mil ao vereador Adeli Sell (PT-RS), por dano moral. Segundo o político, ele passou a ser alvo de um programa da emissora, após ter recusado conceder entrevistas e participar de uma campanha promovida pela emissora em 2009.
Outra condenação que ganhou espaço no informativo semanal foi a de Zero Hora, junto com a colunista Rosane de Oliveira, que deverá pagar $ 80 mil ao desembargador Marco Antonio Barbosa Leal, ex-presidente do Tribunal de Justiça (TJ-RS). Conforme a decisão judicial, o conteúdo publicado na coluna Página 10, na edição de 10 de março de 2010, ocasionou dano moral ao magistrado. No texto, Rosane revelava que Marco Antonio, apesar das brigas com a então governadora Yeda Crusius, votaria nela na eleição daquele ano.
Na seção Pelo Mundo, o Tambor da Aldeia destaca diversos casos de violência contra a liberdade de expressão. A ARI disponibiliza o email [email protected] aos profissionais e estudantes de Comunicação para denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista. O boletim é editado por Vilson Romero e pode ser conferido, na íntegra, através do blog http://tambordaaldeia.blogspot.com.br/.

Comentários