Telefônica Vivo detalha Prêmio de Jornalismo em evento

Distinção voltada a universitários premia vencedor com estágio em veículo de comunicação da Espanha

A Telefônica Vivo reuniu na manhã desta terça-feira, 19, profissionais de imprensa e representantes de universidades para detalhar a 3ª edição de seu Prêmio de Jornalismo Universitário no Brasil. Realizada desde 2005 em países da América Latina, a distinção tem o objetivo de reconhecer e incentivar futuros jornalistas no exercício da profissão e concede ao vencedor uma viagem à Espanha, para conhecer a matriz da Telefônica e estagiar em veículo de comunicação na Espanha.
Neste ano, a premiação que chegou ao Brasil pelo Rio Grande do Sul, se estendendo em seguida à Bahia, passa a contemplar também o estado de Minas Gerais. O estudante (ou grupo de estudantes) ganhador da etapa nacional participará da fase latino-americana, de onde sairá o grande vencedor. No ano passado, Mateus Marques, aluno da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), se destacou na etapa nacional e chegou alcançou o segundo lugar na fase latino-americana, com a reportagem 'Crack em Pelotas'.
Cada acadêmico pode inscrever até dois trabalhos, em uma das seguintes categorias: Jornalismo impresso, Jornalismo multimídia, Videojornalismo, Radiojornalismo e Fotojornalismo. Os materiais serão avaliados por um comitê julgador e um deles será indicado como vencedor em cada quesito. No total, serão cinco ganhadores contemplados com smartphones. Dentre estes premiados, será eleito o vencedor nacional, que, além de receber um tablet, participará da etapa latino-americana do concurso concorrendo com representantes do Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador Guatemala, México, Panamá, Peru e Venezuela.
Diretora da Regional Sul, Clenir Wengenowicz destacou que o Estado foi o escolhido para representar o Brasil nesta iniciativa desde a primeira edição, devido à representatividade de suas universidades. "Torcemos para ter um vencedor brasileiro nesta edição do prêmio", afirmou. Eugênio Esber, diretor de redação da Revista Amanhã e um dos jurados da distinção em sua última edição, ressaltou como um diferencial da iniciativa a não delimitação de tema para os trabalhos concorrentes. "Essa é uma verdadeira contribuição à imprensa, uma contribuição não interessada ou interesseira", destacou.
As informações sobre a premiação podem ser acompanhadas pela página da iniciativa no Facebook ou ainda pelo site www.premiotelefonica.com.br. O prazo para inscrições se encerra em 22 de setembro. 
Imagem

Comentários