Versão da Hora

Sindicato do Amazonas rejeita filiação de jornalistas sem diploma

Em assembleia realizada na noite desta segunda-feira, 22, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas decidiu pela não filiação de jornalistas sem graduação na área. Conforme publicado no site Comunique-se, a reunião foi uma preparação para o debate que será realizado em Brasília no sábado, 27, pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).
Para o presidente do Sindicato, César Augusto Monteiro Wanderley, aprovar a filiação de jornalistas sem diploma seria uma contradição. "Lutamos contra a decisão do STF, queremos a volta do diploma. Seria contraditório que aceitássemos a sindicalização de jornalistas sem graduação", defendeu.
Na última semana, a Assembleia Legislativa do Amazonas vetou um projeto, que havia sido aprovado, que exigia o diploma para a contratação de jornalistas para o serviço público estadual. Com isso, o sindicato centra seus esforços no Congresso, onde uma Proposta de Emenda à Constituição que restitui a obrigatoriedade do diploma está em tramitação.
Questionado sobre a posição contrária dos sindicatos de São Paulo e Santa Catarina, que aprovaram a filiação de não diplomados, Wanderley diz que respeita a decisão, já que cada sindicato tem autonomia.
Leia também em Coletiva.net:
Sindicato de Santa Catarina já filia jornalistas sem diploma

Comentários