Versão da hora

Jornais perdem para revistas e livros no Brasil

Revistas e livros lideram a preferência de leitura no Brasil, segundo um levantamento do Instituto Pro-Livro, realizado pelo Ibope. Os brasileiros preferem ler revistas, que apareceram na pesquisa com 52% e, depois, livros, que ficaram com 50%. Em seguida, aparecem os jornais, com 48% e em 7º lugar ficaram as leituras na internet, com 20% da preferência.


Apesar da porcentagem dos outros impressos serem maiores, o tempo semanal dedicado à leitura do jornal é maior: em média, de 1h21. De revista, esse tempo chega a 1h16. Divulgada este ano, a pesquisa chamada de "Retrato da Leitura no Brasil" foi baseada em 5.012 entrevistas domiciliares e considerou como "leitor" apenas aqueles que declararam terem lido um livro nos últimos três meses. 


Segundo informações do site AdNews, o estudo concluiu que a maioria dos considerados leitores moram nas Regiões Sul (75%) e Sudeste (71%). Além disso, 55% dos leitores que afirmam ler freqüentemente (55% da população estudada) são mulheres, cujo livro preferido é a Bíblia (49%). Para 26% dos brasileiros, a leitura significa "conhecimento", contra 8% que acham que o hábito contribui com o "crescimento profissional".  


E ntre os principais hobbies, a leitura aparece em 5º lugar (35%) perdendo para televisão (77%), música (53%), descanso (50%) e rádio (39%). No entanto, a renda e a escolaridade se mostraram fatores decisivos para a escolha.


Entre os entrevistados com formação superior, 79% preferem a leitura como passatempo e entre os que possuem renda acima de 10 salários mínimos, o índice fica em 78%. Os maiores compradores de livros estão nas classes C (47%) e B (24%).

Comentários