Zero Hora, Correio e Gaúcha figuram no ranking dos "mais admirados"

Pesquisa avalia o prestígio de cada veículo em diferentes quesitos

Zero Hora é o sexto, e o Correio do Povo é o oitavo, na pesquisa Veículos Mais Admirados: o Prestígio da Marca, realizada pela Troiano Consultoria de Marca junto a assinantes da publicação Meio & Mensagem e usuários cadastrados em seu site M&M Online. A pesquisa está divulgada na edição desta semana da M&M, e mostra também que a Rádio Gaúcha ocupa a sétima posição entre as emissoras de rádio. A pesquisa mede o índice de prestígio de marca (IPM), calculado com a freqüência com que determinado veículo é associado a cada atributo, entre os quais estão credibilidade, independência e competência dos profissionais. Foram respondidos 1.425 questionários, e cada entrevistado indicou até três atributos.


No caso dos jornais, O Estado de S. Paulo e a Folha de S. Paulo estão no topo do ranking, seguidos por Valor Econômico, Gazeta Mercantil e O Globo. Zero Hora vem a seguir, antes do Estado de Minas e do Correio  Braziliense. O Correio do Povo ocupa a nona posição, seguido pela Gazeta do Povo. ZH se destaca no quesito "independência editorial", no qual obtém sua melhor pontuação, com 42%, seguida de "competência dos profissionais", com 41%. No Correio do Povo, o destaque é "atendimento comercial", com 45%, e "competência dos profissionais", com 33%. 


Marcelo Rech, diretor de Redação, declara a M&M que "quando o novo site do jornal foi inaugurado, ficou ainda mais claro que a internet era nosso reino da notícia, enquanto no impresso dominava a análise, a interpretação e o "jornalismo antecipatório de tendências"". Já Telmo Flor, diretor do CP, destaca que "a estratégia do Correio é manter seu modelo de jornalismo objetivo e sintético, razão de seu sucesso até agora".


No ranking de rádios, liderado pela CBN e Eldorado AM/FM, a Gaúcha está em sétimo lugar, posição puxada pelo item "competência dos profissionais", com 43%. O diretor-geral Cláudio Toigo declarou a M&M que 2007 foi um "ano espetacular" para a emissora, destacando o crescimento publicitário no segundo semestre e as coberturas esportivas realizadas ao longo do ano.

Comentários