Seminário de Marketing Cultural vai discutir o mercado fonográfico

Promovido pela ColetivaEAC, curso inicia em junho

A ColetivaEAC - Estudos Avançados em Comunicação, Marketing e Opinião Pública promove, a partir do dia 19 de junho, o Seminário de Marketing Cultural. O curso terá como palestrante o músico, jornalista e professor universitário Militão de Maya Ricardo. Entre os tópicos abordados estão a evolução do mercado fonográfico, a questão dos direitos autorais, a pirataria cultural e a adaptação do mercado aos meios digitais.
"Neste momento no Brasil está se discutindo uma reforma na lei do direito autoral. Existem correntes contra e a favor da liberação de conteúdo na internet. Vou levar esta discussão para a sala de aula", explicou Militão a Coletiva.net. Segundo ele, ainda não há um consenso sobre o caminho a seguir. Uma opção que já existe no país é a adoção de um programa surgido nos Estados Unidos, o Creative Commons, projeto sem fins lucrativos que disponibiliza licenças flexíveis para obras intelectuais.
Outro tópico que será discutido durante o seminário é o fenômeno das culturas de massa e o preconceito que ainda existe em relação a deterninadas manifestações. "Não podemos ignorar sucessos como a Banda Calypso, por exemplo. São nichos de mercado muito interessantes que devem ser estudados", avalia Militão. Políticas públicas do governo federal para o setor também serão debatidas.
O público-alvo do Seminário de Marketing Cultural são comunicadores e interessados em geral. As aulas serão ministradas aos sábados de 19 de junho a 10 de julho, na sede da Esade (Rua Luiz Afonso, 84 - Cidade Baixa).

Comentários