Pelotas retira aparato publicitário irregular em avenidas

Fiscalização desenvolveu operação para dar continuidade às ações de despoluição visual da cidade

A Prefeitura de Pelotas realizou nesta quinta-feira, 18, uma operação de remoção de aparatos publicitários colocados irregularmente em vias públicas, principalmente em avenidas com grande trânsito de veículos. A iniciativa visa dar continuidade às ações de despoluição visual da cidade, iniciada pela Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGMU), no início deste ano. Durante a operação, fiscais, acompanhados por agentes de trânsito - para não prejudicar o tráfego de veículos -, iniciaram a retirada de faixa, cartazes e placas colocadas, sem permissão, nos canteiros das avenidas Bento Gonçalves, Ferreira Viana e Adolfo Fetter.
O material recolhido será examinado pela fiscalização para identificação dos responsáveis, uma vez que a maioria é faixa de propaganda - após, eles serão notificados. O mesmo será feito com comerciantes que instalam publicidade em frente de seus estabelecimentos, geralmente placas, fora da área permitida.
Conforme a lei 5.639, do Código de Posturas de Pelotas, que disciplina o aparato publicitário, a colocação indevida é caracterizada como obstrução de passeios, além de prejudicar a visão de motoristas e pedestres. Ainda de acordo com o código, a colocação só é permitida na fachada de prédios com autorização do poder público. Além da irregularidade, muitas placas são confeccionadas com cores utilizadas na sinalização de trânsito, como é o caso do verde.

Comentários