Pesquisa do IBGE registra baixa escolaridade entre adultos

Segundo estudo, cinco em cada 10 brasileiros adultos não frequentaram a escola além do ensino fundamental

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), no semento de Educação, foi divulgado nesta quinta-feira, 21, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados revelam que cinco em cada 10 brasileiros adultos não frequentaram a escola além do ensino fundamental. O levantamento considerou pessoas maiores de 25 anos.

As informações obtidas no estudo dão conta que 51% da população no Brasil nesta faixa etária possuía o ensino fundamental, 26,3% tinham o ensino médio, e 15,3%, o superior completo. Em 2016, o número médio de anos de estudo para esse intervalo de idade foi de oito anos, enquanto, no Nordeste, era 6,7.

Há diferença nos níveis de escolaridade de acordo com a raça dos indivíduos, conforme a analista da Coordenação de Trabalho e Rendimento do IBGE, Helena Monteiro. As pessoas consideradas brancas somam nove anos de estudo e 7,1 para as de cor preta ou parda. "A questão do rendimento é muito importante. O lucro das pessoas brancas é historicamente muito maior, então eles acabam tendo mais oportunidade", completou.

Instituído pela Lei nº 13.005, de 2014, o Plano Nacional de Educação prevê como uma das metas para 2024 que a escolaridade média da população brasileira, entre 18 e 29 anos, atinja 12 anos, no mínimo, para grupos mais vulneráveis. Neles, estão as pessoas pretas ou pardas e a população da Região Nordeste. Ainda, o PNE estabelece a igualdade da escolaridade média entre todos os indivíduos, independentemente da raça.

Comentários