23º Fórum da Liberdade inicia na segunda-feira

Evento terá como debate "Seis Temas para Entender o Mundo"

Começa nesta segunda-feira, 12, no Prédio 41 da PUC, o 23º Fórum da Liberdade. Reconhecido internacionalmente, como um dos maiores eventos de debate e discussão de ideias da América Latina o Fórum terá como debate "Seis Temas para Entender o Mundo". O evento se estende até a terça-feira, 13, e apresentará seis painéis, nos quais serão discutidos o Capitalismo; o Socialismo; a Inflação; Política e Ideia; o Intervencionismo; e o Investimento Estrangeiro.
A 23ª edição do Fórum terá a participação do presidente mundial da Renault/Nissan, Carlos Ghosn, que fará a palestra de abertura do evento; do presidente do Banco Central do Brasil, Henrique Meirelles; do presidente do Conselho de Administração das Empresas CMPC S.A, Eliodoro Matte; do presidente do Conselho de Administração do Itaú Unibanco Múltiplo S.A, Pedro Moreira Salles; e do ex-presidente do Banco Central e presidente do Conselho de Administração da BM&F Bovespa, Armínio Fraga, que participarão do painel sobre Capitalismo.
O membro-fundador do Instituto Millenium e diretor do Instituto Liberal, Rodrigo Constantino; o diretor do Instituto para a Liberdade em Quito, Juan Fernando Carpio; e um dos fundadores da Vanguarda Popular Revolucionária, João Quartim de Moraes, irão participar do painel sobre Socialismo.
O painel cujo tema será a Inflação, contará com a presença do historiador e autor do best seller New York Times, Thomas Woods; do Mestre em Administração de Empresas pela Harvard University, Stephen Kanitz; e do mestre em Economia pela Universidade de Chicago, Ricardo Murphy. O presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), Arthur Badin; o diretor executivo da Junior Achievement da Argentina, Eduardo Marty; e o escritor, autor da publicação O Maquinário da Liberdade e professor de Lei na Universidade de Santa Clara, David Friedman, irão debater o Intervencionismo.
O painel que tratará sobre Investimento Estrangeiro tem confirmada a presença do professor associado do Instituto de Desenvolvimento Rural da Academia Chinesa de Ciências Sociais, Xingyuan Feng; do economista e Diretor de Economia e Políticas Públicas da Fundação de Análise e Estudos Sociais (Faes), Fernando Navarrete; e do fundador da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, David Neeleman. O presidente do Conselho de Administração da Gerdau, Jorge Gerdau Johannpeter; o presidente Fernando Henrique Cardoso (1995 a 2002) e o presidente da Bolívia (2001 a 2002), Jorge Quiroga, estarão presentes no painel de encerramento do Fórum, que terá como tema Políticas e Ideias.
Ao longo das 22 edições já realizadas, o Fórum da Liberdade reuniu 50 mil participantes, com 227 conferencistas, 6 chefes de Estado, 4 ganhadores do Prêmio Nobel de Economia, 99 acadêmicos e intelectuais, 21 ministros de Estado e 24 lideranças empresariais. A programação completa do evento pode ser conferida no site do Fórum.

Comentários