Acergs é selecionada para implantação de Telecentro

Iniciativa é voltada à inclusão digital de deficientes visuais

Edital de estruturação de novos telecentros no estado do Rio Grande do Sul contemplará a Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (Acergs). O programa Telecentros.br é desenvolvido pelo Governo Federal, por meio dos Ministérios das Comunicações, Ciência & Tecnologia e Planejamento, em parceria com a Rede Marista de Educação e Solidariedade e outras organizações públicas e privadas em todo o País. O objetivo do projeto é disseminar o acesso às tecnologias da informação e comunicação através da implementação de unidades de Telecentros em diversas regiões do país.
Cada Telecentro receberá do governo federal os seguintes itens para a sua implantação: 10 computadores, 21 cadeiras multiuso, 01 mesa do professor, 01 armário baixo em MDF, 11 mesas para computador, 01 projetor multimídia, 01 roteador wireless, 01 impressora, 11 estabilizadores, 01 câmera de segurança, 01 computador servidor, e softwares de gestão de telecentros. O cronograma de implantação dos Telecentros será divulgado posteriormente pelo governo federal.
Além de facilitar o acesso a tecnologias da comunicação e informação em diferentes comunidades, o projeto também capacita os monitores para atuarem nos Telecentros, cada unidade poderá selecionar um monitor/ instrutor que receberá uma bolsa do governo federal. No Rio Grande do Sul, o projeto prevê a criação de 320 Telecentros. A Rede Marista será responsável pela implantação de 70 novos projetos e a melhoria de 13 telecentros já existentes, em 18 municípios gaúchos.
A Acergs já oferece um curso de informática gratuito que visa qualificar as pessoas com deficiência visual para o mercado de trabalho através de conhecimentos em informática com aulas que ocorrem no laboratório de informática da entidade. É utilizado um software próprio para deficientes visuais (Virtual Vision) e que, por isso, faz-se necessário que o instrutor possua conhecimento pleno do mesmo. Desse modo, o curso é ministrado por um instrutor que também é deficiente visual. O programa Telecentros.br ampliará o atendimento ao público interessado pela Acergs em sua própria sede (Rua General Andrade Neves, nº 100 - 5º andar).
O diretor de Relações Institucionais da Rede Marista, Ilton Freitas, disse que a entidade ficou lisonjeada pela sua disposição em sediar um Telecentro. "A relevância social do trabalho da Acergs com os deficiente visuais é reconhecida por nós e por toda a sociedade rio-grandense. Nesse sentido, a Rede Marista se sente gratificada por poder construir uma parceria em prol da inclusão sócio-digital com a Acergs", explicou Freitas.

Comentários