Assinado termo que institui a primeira RPPN

Área de 2,4 mil hectares da Fazenda Barba Negra, em Barra do Ribeiro, será transformada em Reserva Particular do Patrimônio Natural

A governadora Yeda Crusius assinou, nesta terça-feira, 16, o termo de compromisso que transforma em Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) uma área de 2,4 mil hectares da Fazenda Barba Negra, em Barra do Ribeiro. O documento foi assinado pelo presidente da CMPC Celulose Riograndense, Walter Lídio Nunes, o secretário do Meio Ambiente, Berfran Rosado, e o prefeito de Barra do Ribeiro Walter Naibert.
É a primeira área do Estado depois da regulamentação de permissão para que propriedades particulares destinem parte do seu território à criação de reservas. Como gestora pública, Yeda Crusius, disse que sua função "é derrubar barreiras em nome de um rumo: o do desenvolvimento sustentável para cuidar da pessoa. Este é um dia de se dar graças pela recuperação", afirmou em referência à reserva.
Conforme Nunes, hoje faz 38 anos que a unidade agroindustrial iniciou suas operações. O presidente ressaltou que a biosfera tem limites, sendo importante reavaliar práticas e hábitos de consumo. "Agora começa a se discutir uma governança mundial sobre esses temas, para que se possa garantir o futuro às novas gerações", disse.
Para Berfran Rosado, o ato é emblemático. "Seu significado é gerar emprego, garantir renda, promover o desenvolvimento e preservar os recursos naturais, como pautou a governadora Yeda Crusius", observou. Destacando, o processo de modernização do Meio Ambiente pelo Governo do Estado, com a contratação de 246 servidores, além de a secretaria ter o maior orçamento desde a sua criação, há dez anos. O secretário citou ainda o projeto da secretaria para o plantio de 1 milhão de árvores. Walter Naibert ressaltou as ações do Estado em favor dos municípios e declarou que: "Hoje é um dia histórico para Barra do Ribeiro".
A RPPN é uma modalidade de unidade de conservação que prevê a proteção com caráter perpétuo de uma área particular. Tem a finalidade de proteger e preservar o ecossistema natural, proporcionar refúgio para a fauna e a flora locais, além de proteger as áreas de preservação permanente existentes em seu interior. Para transformar uma área particular em Reserva Particular do Patrimônio Natural, é necessário que a área seja de relevância ambiental. Com a criação de RPPNs, como a de Barra do Ribeiro, o Estado aumenta a quantidade de áreas que ficarão preservadas.
Leia também em Coletiva.net
Celulose Riograndense anuncia a criação da RPPN Barba Negra
Imagem

Comentários