Cinco empresas gaúchas prospectam em feira mundial

Expectativa é reforçar parcerias e conquistar clientes internacionais

Cinco empresas gaúchas se mobilizaram para participar da Feira Anuga 2013, principal vitrine das novidades e tendências do setor de alimentos e bebidas do mundo, que se realiza em Colônia, na Alemanha, entre os dias 5 e 9. A participação das empresas é subsidiada pela Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), em parceria com Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Realizada a cada dois, a mostra reuniu mais de 6,5 mil expositores e 155 mil visitantes na edição 2011. As empresas apoiadas são: H.Weber Haus Ltda, de Ivoti; Brasil Beverages Indústria e Comércio Ltda, de Porto Alegre; Conservas Oderich S/A, de São Sebastião do Caí; Cooperativa Vinícola Aurora Ltda, de Bento Gonçalves; e Servida Alimentos Ltda, de Veranópolis.
Com a expectativa de reforçar parcerias, conquistar clientes internacionais, prospectar negócios e atender às necessidades de clientes, as gaúchas têm como estratégia oferecer um portfólio ou criar produtos que se adaptem ao mercado de interesse. É o caso da Oderich, de São Sebastião do Caí, que passou a produzir a tushonka, um enlatado com diferentes tipos de carnes consumido no Leste Europeu. A intenção é aumentar o volume de vendas e competir com os produtores russos, maiores fornecedores do alimento.
Por sua vez, a estreante Brasilbev, de Porto Alegre, aposta em um produto diferenciado. É o Organique Energy Drink, o primeiro energético orgânico do Brasil, lançado em 2009. A empresa já exporta para a China, Canadá e Estados Unidos e pretende expandir para o mercado europeu, asiático e oriente médio. O mercado de orgânicos é muito mais desenvolvido em países como Alemanha, Estados Unidos, Canadá e Holanda, destaca o empresário João Paulo Sattamini. Segundo Sattamini, são mercados consolidados, "com uma população de alto poder aquisitivo e extremamente exigentes com a qualidade de produtos. Além da consciência que este segmento ajuda a desenvolver pequenos agricultores e a agricultura familiar". 

Comentários