Micro e pequenas empresas geram quase 10 mil empregos

Em novembro de 2012, foram criados diversos novos postos de trabalho no Estado

O Sebrae nacional divulgou dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), onde está registrado que, em novembro de 2012, as micro e pequenas empresas gaúchas geraram 9.215 empregos. O número coloca o Rio Grande do Sul na terceira posição na criação de novos postos de trabalho por empreendimentos com até 99 colaboradores. No topo da lista, ficaram São Paulo, com 18.143 empregos, e Rio de Janeiro, com 17.850. No total, as MPEs foram responsáveis por 90.950 contratações, garantindo ao Brasil o saldo positivo em novembro passado, considerando que as grandes e médias empresas demitiram 44.855 empregados.
Conforme os dados do Sebrae, entre os pequenos negócios, o setor que mais criou empregos foi o de comércio, e a alta foi atribuída à proximidade das festas de final de ano, que sempre aquecem a economia. Após, aparece o setor de serviços, vagas oriundas da elevação do emprego em todos os seus ramos. Na indústria de transformação, os ramos que registraram saldo positivo foram o da indústria de material de transportes e o da indústria mecânica.
Os dados de dezembro deverão confirmar o impacto na geração de empregos bem superior às médias e grandes empresas. Até então, foram 11 meses de resultados positivos, alcançando uma média mensal que ultrapassa a casa de 100 mil novos postos de trabalho. Desde o início de 2012, as empresas com até 99 funcionários criaram mais de 1,13 milhões de empregos, enquanto que as médias e grandes empresas foram responsáveis pela geração de pouco mais de 286 mil postos de trabalho.

Comentários