Porto Alegre adota Turismo Criativo

Modalidade idealizada na Europa busca possibilitar ao turista conhecer a cidade em suas particularidades, como um cidadão

O Turismo Criativo, idealizado na Europa no início dos anos 2000, chega à América do Sul pela Capital gaúcha. A Prefeitura de Porto Alegre lançou nesta quinta-feira, 13, o programa 'Porto Alegre Turismo Criativo', uma iniciativa pioneira no continente. Trata-se de novo segmento que oferece aos turistas experiências de aprendizagem e de desenvolvimento de seu potencial criativo. Isso acontece através da oferta de cursos, oficinas e atividades que permitam ao visitante interagir emocional e socialmente com o ambiente, além de ter espaços de integração com os moradores e com o cotidiano da cidade. A ideia é possibilitar que o turista sinta o lugar como um cidadão.
Em Paris, o turista pode aprender a fazer croissant em oficinas oferecidas. Em Porto Alegre, terá a oportunidade de fazer uma imersão na cultural local, aprender a preparar churrasco, pratos campeiros e chimarrão, por exemplo. Na apresentação das bases do programa, o secretário de Turismo da Capital, Luiz Fernando Moraes, ressaltou que, com a Copa de 2014, cresce a importância de dar visibilidade a Porto Alegre e despertar a percepção dos mercados emissores sobre a diversidade cultural e as singularidades locais. "Com o novo segmento, queremos posicionar a cidade como um produto diferente e competitivo no Brasil, como um destino cultural e criativo", destacou.
O programa já conta com uma lista de parceiros atraídos por um movimento que ficou conhecido como "nova geração do turismo". São artistas plásticos e visuais, artesãos, dançarinos tradicionalistas de Centros de Tradições Gaúchas (CTG), produtores e instituições culturais que passam a estruturar sua oferta de atividades adequadas ao perfil do turista criativo e, ao mesmo tempo, a ampliar a cadeia produtiva do Turismo na Capital gaúcha.
Dentro de um mês, o programa deverá lançar um portal, pelo endereço www.portoalegrecriativa.info, com as ofertas de Porto Alegre no Turismo Criativo. 

Comentários