Rede MetroPOA expande para Vale do Rio dos Sinos

Cerimônia de assinatura do contrato de cooperação acontece nessa quarta-feira, 8

Rede MetroPOA - Reprodução

Nesta quarta-feira, 8, será realizada a cerimônia de assinatura do contrato de cooperação da Rede MetroPOA para o Vale do Rio dos Sinos. O evento contará com a presença do secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Luís Lamb, e se iniciará às 11h no Auditório da Unitec, junto ao Tecnosinos, no Campus São Leopoldo da Unisinos.

Inaugurada em 2010 em Porto Alegre, a Rede MetroPOA faz parte da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), iniciativa que expandirá seus cabos de fibra ótica para o Vale do Sinos. Com a novidade, as instituições de ensino e pesquisa da região poderão desfrutar de acesso à internet em alta velocidade e colaborar entre si com a mesma qualidade de conexão oferecida na Capital.

A RNP, pelo acordo de cooperação técnica, cede ao provedor regional Adylnet um par de fibras ópticas em sua rede metropolitana em Porto Alegre, em toda a sua extensão de, aproximadamente, 85 quilômetros. Em contrapartida, o provedor entrega à RNP um par de fibras ópticas no trecho de longa distância, que passa por Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Esteio, Sapucaia, São Leopoldo e Novo Hamburgo, compreendendo cerca de 100 quilômetros, duplicando a extensão atual da MetroPOA.

A partir deste ano, a rede ligará um total de 28 instituições em 43 pontos diferentes, das quais nove são na Região Metropolitana. As principais organizações que compõem a RNP são instituições de educação superior e produção de conhecimento e inovação, como universidades, institutos e unidades de pesquisa federais e estaduais, hospitais de ensino e museus.

Está na lista as instituições IFRS Canoas, Unilasalle, Ulbra, IFSul Sapucaia do Sul, Unisinos, Fundação Liberato, Feevale, IFSul Gravataí e Hospital Dom João Becker da Santa Casa.

Comments