Sebrae revela mais de 300 oportunidades com a Copa

Mapeamento em Porto Alegre vale para os setores de gastronomia, turismo, TI, construção civil, madeira e móveis

Na próxima dia sexta-feira, 16, o Sebrae/RS apresentará o mapa estadual de oportunidades para as MPEs dos setores de gastronomia, turismo, TI, construção civil, madeira e móveis faturarem mais e participarem do total de R$ 180 bilhões previstos para serem injetados na economia nacional com a realização da Copa do Mundo de 2014. O evento Encontro Sebrae de Negócios - Oportunidades para 2014 será realizado no Hotel Plaza São Rafael, com palestra da Fifa pela manhã e salas temáticas à tarde. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone 0800 5070 0800.
A coordenadora do Programa Sebrae 2014 no Rio Grande do Sul, Amanda Paim, explica que o evento tem o objetivo de disseminar o estudo realizado através da Fundação Getúlio Vargas para Porto Alegre e promover a aproximação comercial das pequenas empresas junto aos grandes demandantes dos setores a serem impactados com os preparativos para o mundial. Conforme o levantamento, foram identificadas, por exemplo, 68 oportunidades para o turismo, 104 para a TI, 90 para a construção civil e 52 para madeira e móveis. Os gargalos ou dificuldades também foram apurados, assim como sugestões de ações.
Outro estudo realizado pela FGV para o governo Federal revela que 600 mil turistas estrangeiros virão ao Brasil no mês da Copa do Mundo 2014. Eles deverão realizar quase 2 milhões de viagens pelas cidades-sede. Já outros 3 milhões de brasileiros circularão pelo País, totalizando 6 milhões de viagens. Por conta desse cenário e das oportunidades pré-mundial, o Sebrae Nacional está investindo R$ 80 milhões no Programa Sebrae 2014. A iniciativa está dividida em dois momentos. O primeiro está em andamento nas cidades-sedes, com a realização de seminários, palestras, assessorias e a geração de conteúdo e informação através do site do Sebrae ( www.sebrae.com.br). O segundo momento compreenderá janeiro de 2012 a dezembro de 2014, para a qualificação e promoção comercial das empresas que aderirem ao projeto.

Comentários