Seminário aborda capital social como agente econômico

Iniciativa da ONG Parceiros Voluntários recebe inscrições

O Seminário Internacional Pare Pense, que este ano chega a sua sexta edição, irá debater como o capital social pode ser a base para o desenvolvimento econômico e regional. Realizado a cada dois anos pela ONG Parceiros Voluntários, o evento reúne especialistas de diferentes áreas do conhecimento e diversas partes do mundo para refletir sobre os rumos do ser humano no século 21. O encontro será no dia 21 de maio, das 9h às 13h, no Teatro do Bourbon Country.
Entre os participantes confirmados estão Lester M. Salamon, catedrático da Universidade Johns Hopkins (EUA), diretor do Centro de Estudos da Sociedade Civil e um dos pioneiros na pesquisa científica sobre o terceiro setor; Michael Woolcock, especialista em desenvolvimento social no Grupo de Pesquisa de Desenvolvimento do Banco Mundial e Professor de Políticas Públicas na Escola de Governo John F. Kennedy, em Harvard; Terezinha Rios, pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educadores (USP) e autora de livros na área da educação; e Hemerson Luiz Pase, doutor em Ciência Política e professor adjunto de pós-graduação do Instituto de Sociologia e Política (ISP) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
O Pare e Pense 2012 utiliza o conceito de capital social defendido pelo cientista político Robert Putman, segundo o qual "quanto maior for o capital social, maior será o crescimento econômico a longo prazo e, dessa forma, haverá menor criminalidade, mais saúde pública e mais governabilidade democrática". Para inscrição é solicitado 2 quilos de alimento não perecível e o cadastro pode ser feito pelo site www.parceirosvoluntarios.org.br.

Comentários