Workshop apresenta Capital e Serra como destino-âncora do turismo

Evento reuniu cerca de 200 pessoas em Lisboa

O workshop realizado pela Secretaria Municipal de Turismo de Porto Alegre (SMTUR) para apresentar a Capital e a Serra gaúcha como o destino-âncora do turismo do Estado ao trade turístico português lotou o salão Olivias do Hotel Tívoli Oriente, em Lisboa. O evento que contou com cerca de 200 pessoas foi realizado nesta quinta-feira, 24, no Parque das Nações, onde ocorre a Feira Bolsa de Turismo de Lisboa- BTL 2011.
A abertura do workshop, que teve a parceria do Porto Alegre e Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau, foi feita pelo secretário de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernandes Moraes, que deu as boas vindas e destacou o apoio da Embratur ao evento. Moraes falou da importância que o voo direto da TAP ligando a capital gaúcha a Lisboa, a partir de junho, terá para Porto Alegre e seu entorno, bem como para os demais destinos turísticos do Estado e de toda a região Sul e Mercosul, já que essa será a primeira ligação aérea do sul do Brasil com a Europa. Segundo o secretário, a posição estratégica de Porto Alegre ajudará na atratividade comercial para os voos, além do aspecto doméstico, que será formatado juntamente com a Serra gaúcha. "Agora vamos trabalhar o modelo do produto para que os operadores portugueses possam comercializá-lo", disse.
O vice-presidente da TAP, Luiz Mór, disse estar muito otimista com a aceitação dos gaúchos e de toda região em relação ao voo que a empresa irá operar, permitindo a conexão, a partir da capital portuguesa, para outros 50 destinos que a TAP voa na Europa. Mór adiantou que durante o Festival de Turismo de Gramado, em novembro, gerentes de mercado da TAP irão à feira para a promoção da rota junto com operadores europeus. Ele disse ainda, que a cidade de Porto Alegre será a capa da revista de bordo da TAP, a Up!.
A comitiva gaúcha que está em Lisboa é integrada, entre outros representantes, pelo secretário adjunto da Secretaria Estadual de Turismo (Setur-RS), Márcio Cabral; o prefeito de Gramado, Nestor Tissot; a secretária de Turismo de Bento Gonçalves, Ivane Fávero; o diretor da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Abdon Barretto Filho e empresários de oito agências e operadoras gaúchas. Também participaram do evento o diretor de Operações da Embratur, Marcelo Pedroso; a executiva do Escritório Brasileiro de Turismo do Brasil em Portugal, Neila Araújo; o presidente da Associação dos Hotéis de Portugal, Miguel Júdice; dirigente da Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo, João Passos, e diretores da aérea portuguesa em oito países europeus.
O workshop contou ainda com uma apresentação da assessora de projetos internacionais da SMTUR, Júlia Lima, sobre Porto Alegre, Gramado e Bento Gonçalves. Destacando as cidades como o principal destino gaúcho e porta de entrada para outras regiões do Estado, como a Rota das Missões.
Leia também em Coletiva.net
Secretarias de Turismo da Capital e do Estado atuam em parceria
Imagem

Comentários