Profissionais defendem equilíbrio entre empreendedorismo e DNA jornalístico

Andressa Griffante, Márcia Christofoli e Ricardo Lacerda participaram de debate na Unisinos Porto Alegre

O caminho dos profissionais muitas vezes passa pela criação de seu negócio e, quando se trata do perfil de comunicadores, nem sempre é um caminho fácil. Por isso, os comunicadores Andressa Griffante, CEO do RSbloggers; Márcia Christofoli, publisher do Coletiva; e Ricardo Lacerda, sócio-fundador da República Conteúdo, defenderam que haja na academia um equilíbrio entre conteúdos voltados para o jornalismo em sua essência e o empreendedorismo. O trio participou ontem, 10, do painel sobre o tema, na quarta noite da Semana da Comunicação da Unisinos Porto Alegre, com a mediação da coordenadora de Jornalismo da instituição, Debora Gadret, e presença de acadêmicos e professores.

Márcia contou a trajetória de se tornar gestora da empresa em que começou como estagiária. Na sequência, Andressa apresentou a plataforma RSbloggers e salientou que os profissionais da área precisam aprender a diversificar as fontes de renda. Ricardo, por sua vez, relatou que, ao ter um negócio,  as pessoas "viram adultos" muito rapidamente, pois precisam lidar com o pagamento de fornecedores, emissão de notas fiscais, gerenciamento do dinheiro e, até mesmo, questões ligadas ao local de trabalho, como saber até quando irá durar o papel higiênico e quando precisam chamar a responsável pela limpeza.

Ao final, os estudantes questionaram sobre investimentos, o que vale a pena e qual a melhor forma de prospecção. Os comunicadores opinaram que é fundamental colocar dinheiro no início de qualquer negócio, assim como estarem presentes nas redes sociais. Criação de sites, cartões de visita e se reunir com os clientes desejados são questões fundamentais quando se trata de fechar contratos.

Leia mais:

"Mídias sociais viraram protagonistas", diz editora de Viagem do Estadão

Comentários