"Foi senso jornalístico", diz secretário Cleber sobre vídeos do governador

Com celular, profissional gravou desabafo de José Ivo Sartori durante reunião com assessores

O secretário de Comunicação do Estado, Cleber Benvegnú, postou, em seu perfil no Facebook, dois vídeos nos quais gravou um desabafo do governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, durante reunião com cerca de 30 de seus assessores sobre o Acordo de Resultados, comandada pela Secretaria de Planejamento. O detalhe é que as gravações foram feitas com um celular, de forma informal e, segundo o secretário, sem o conhecimento do governador. "Foi senso jornalístico do momento", contou ao Coletiva.net.
Cleber disse que sentiu que o governador estava fazendo considerações importantes e verdadeiras, muito à vontade, e que a mensagem era relevante. "Pensei comigo: está muito interessante, vou gravar e depois vejo se uso ou não", contou. Ele falou, ainda, que decidiu captar as imagens porque é um perfil de Sartori que, muitas vezes, as ferramentas convencionais de comunicação de governo não conseguem divulgar. "O Sartori de verdade é aquele ali: destemido, entregue à missão. Como secretário de Comunicação, me senti autorizado a fazer a gravação", explicou e completou: "Fiz sem que ele percebesse, para não perder o contexto. Apoiei o celular no copo e passei a gravar."
Quando descobriu a existência da gravação, o governador reagiu normalmente, conforme o secretário. "Ele estava convicto e tranquilo sobre o que disse. E eu informei que divulgaria em minhas redes pessoais", salientou. Sobre a repercussão dos vídeos - o primeiro teve mais de 700 compartilhamentos e o segundo, mais de 300 -, Cleber contou que imaginou que pudesse repercutir tanto positiva quanto negativamente, "mas entendi que havia um sentido maior de divulgar. Havia ali uma pessoa muito mais do que um cargo".
Na primeira gravação, Sartori defende mudar regras do serviço público para ter mais funcionários nas áreas essenciais, enquanto na segunda, ele diz que continuará com mudanças e transformações sem medo. De forma enfática ele impede que os presentes falem em reeleição.

Comentários