'Patrimônio Ameaçado', da Editora Já, será lançado na Feira do Livro

Livro-reportagem sobre o processo de extinção de fundações gaúchas leva assinatura de Cleber Dioni Tentardini

Livro será lançado nesta quinta-feira - Divulgação

O jornalista Cleber Dioni Tentardini lança nesta quinta-feira, 8, durante a 64ª Feira do Livro de Porto Alegre, a obra 'Patrimônio Ameaçado'. O encontro para a apresentação do livro-reportagem da Editora Já, que aborda o processo de extinção de fundações públicas gaúchas, acontecerá a partir das 18h30.

Em 200 páginas, há fotografias e todo o material coletado durante três anos e meio por Cleber. O jornalista aborda os movimentos de resistência que questionam na Justiça a decisão tomada durante o governo de José Ivo Sartori de extinguir oito fundações estaduais e uma companhia. Dentre elas, está a Fundação Piratini, que detém a FM Cultura e TVE.

Além de trazer entrevistas com dirigentes, servidores e comunidade intelectual que alertaram para as consequências com o fim das instituições, 'Patrimônio Ameaçado' conta com uma síntese das ações do Ministério Público Estadual e das negociações de entidades sindicais com o governo. A obra tem revisão de Tetê Martins e colaboração de Felipe Uhr, Geraldo Hasse, Mateus Chaparini e Tiago Baltz.

Segundo o editor do livro, Elmar Bones, a história relata um momento marcante para a história do Estado, o qual ele classifica como um período de retrocesso. "Mais tarde, as novas gerações vão se dar conta de que houve um tempo sem rumo, em que andamos para trás", conclui.

Comentários