Estudantes produzem reportagens sobre os rumos do Jornalismo

Carlos Wagner e Geneton Moraes Neto são alguns dos profissionais que compartilharam reflexões em entrevistas

O futuro do Jornalismo é colocado em pauta em série de reportagens publicada pelo portal www.unicos.cc, da Unisinos. "Um olhar sobre o Jornalismo" começa a ser publicado nesta terça-feira, 16, e traz relatos de profissionais e pesquisadores da área. Entre os entrevistados estão profissionais experientes, que servem de exemplo para os jovens. Carlos Wagner, ex-repórter do jornal Zero Hora e vencedor de sete prêmios Esso, e Geneton Moraes Neto, repórter da Globonews, que trabalha com Jornalismo desde 1972, estão entre os participantes.
As produções ainda retratam as percepções dos jornalistas Felipe Seligman, ex-repórter da Folha de São Paulo e fundador do canal de notícias jurídicas Jota, e Alexandra Zanela, ex-editora do Portal Terra e criadora da agência de conteúdo Padrinho. A estudante de Jornalismo da Ufrgs Evelin Argenta também conta sobre suas expectativas profissionais, após ter sido demitida da Rádio Gaúcha em novembro deste ano. As reportagens são assinadas pelos estudantes de Jornalismo Karine Dalla Valle e Leonardo Vieceli, e contam com vídeos de Ariane Laureano.
Coordenadora de Jornalismo do site unicos.cc e organizadora do projeto, a professora Anelise Zanoni afirma que, além de trazer um panorama sobre a área do jornalismo, a reportagem auxilia estudantes a programarem a própria carreira a partir de dicas e experiências. "A movimentação no mercado do Jornalismo nos últimos tempos, que trouxe uma série de mudanças na parte editorial e funcional das empresas, nos motivou na construção deste material. A reportagem é um ponto de partida para conhecermos a atual situação, que é muito mais de renovação do que de crise", salienta.
Será publicada uma reportagem por dia, até sexta-feira, 19.
Unisinos_Um olhar sobre o Jornalismo_dez14

Comentários