Debates e oficinas movimentaram Open Data Day

Iniciativa reuniu hackers, desenvolvedores, designers, jornalistas e ativistas

Como parte de um movimento global que inclui cerca de 150 cidades de 30 países, Porto Alegre sediou neste sábado, 21, pelo segundo ano consecutivo, o Open Data Day. O evento visa reunir pessoas para desenvolver aplicações, análises e ideias utilizando dados abertos, apoiando e incentivando a adoção desse tipo de prática por governos e organizações ao redor do mundo. Iniciativa do Hackerspace Matehackers, da Casa de Cultura Digital de Porto Alegre (CCDPOA) e do #POAdigital - plataforma criativa e de comunicação digital do município -, a edição local foi organizada de forma colaborativa e contou com programação composta por debates e oficinas.
As atividades ocorreram no espaço Vila Flores (Rua Hoffman, 447) e contaram com a participação de hackers, desenvolvedores, designers, jornalistas, ativistas e demais interessados pelo movimento Open Data da Capital. "A nossa proposta é que os grupos formados aqui continuem trabalhando em seus projetos, porque acreditam muito em suas ideias. A gente espera que essas pessoas possam continuar se comunicando de alguma forma e levar seus projetos adiante", afirmou a articuladora da CCDPOA, Sheila Uberti, ao avaliar o evento.
Integrante do Hackerspace Matehackers, Joel Grigolo afirma que a iniciativa cria um dia especial em que é possível ter acesso a bases de dados abertos em várias cidades do mundo, com uma pauta extremamente livre. "Essa condição nos permite trabalhar para construir ferramentas que podem modificar realidade em escala local ou até mundial", explicou.
O coordenador do #POAdigital, Thiago Ribeiro, destacou a importância do evento e ressaltou que iniciativas como essa confirmam Porto Alegre como uma cidade aberta, democrática e inovadora. "Acreditamos na abertura de dados como instrumento transformador da sociedade. Sem dúvida, esse movimento mundial é inspirador e vai nos ajudar a construir uma cidade mais transparente, inteligente, criativa, colaborativa e eficiente", concluiu.
Pelo segundo ano consecutivo, Capital integrou evento internacional | Crédito: Gustavo Sardi/Divulgação/PMPA Pelo segundo ano consecutivo, Capital integrou evento internacional | Crédito: Gustavo Sardi/Divulgação/PMPA

Comentários