Kadão Chaves conta sua história na fotografia em livro

"A força do tempo" será lançado com sessão de autógrafos na quinta-feira, 13

Kadão Chaves | Crédito: Anderson Astor
O livro "A força do tempo - Histórias de um repórter fotográfico brasileiro", que será lançado na quinta-feira, 13, conta a história do repórter fotográfico Ricardo Chaves, o Kadão. Na obra, o profissional relata os mais de 40 anos que se dedicou à profissão. Entre os registros marcantes, destacam-se coberturas de líderes e personalidades mundiais, nacionais e locais, momentos políticos e eventos esportivos. O evento será realizado a partir das 19h30, no Átrio do Centro Histórico-Cultural da Santa Casa (Av. Independência, 75, em Porto Alegre).
Segundo o jornalista, curador e crítico de fotografia Rubens Fernandes Júnior, Kadão é da época em que o Fotojornalismo assumiu sua condição de trazer em cada imagem informações que, de alguma forma, impactassem o leitor. "Ele soube fazer isso com maestria e pontuou sua presença na imprensa brasileira com imagens que ajudam a contar a história recente do Brasil".
Em "A força do tempo - Histórias de um repórter fotográfico brasileiro", imagem e texto contextuam os flagrantes reproduzidos ou fotografados pelo autor. Na obra, a vida pessoal de Ricardo Chaves, desde quando nasceu em Porto Alegre em 1951, se mistura com sua vida profissional, iniciada em 1969. Após passar por redações de jornais e revistas como Jornal do Brasil, O Estado de São Paulo, Veja, Isto É, retornou, em 1992, à sua cidade natal para assumir o cargo de diretor de Fotografia de Zero Hora. Hoje, assina a coluna Almanaque Gaúcho.
O livro de Kadão Chaves tem produção da Quati Produções Editoriais, sob selo da Libretos Editora, com financiamento do Fumproarte, da prefeitura Municipal de Porto Alegre. A edição é de Pedro Haase Filho e o design gráfico de Clô Barcellos.
O autor também participará da programação da 62ª Feira do Livro de Porto Alegre. No dia 9 de novembro, Ricardo Chaves ministrará a palestra "A força do tempo", na Sala Oeste, do Santander Cultural, às 17h30, com sessão de autógrafos a partir das 20h, no Pavilhão de Autógrafos.

Comentários